Título

EDUCAÇAO EM SAUDE A PACIENTES COM MIELOMA MULTIPLO EM UM AMBULATORIO DE ONCOLOGIA CLINICA.

Resumo

Introdução: O Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer que acomete a medula óssea, causado pelo crescimento descontrolado dos plasmócitos. Segundo Melo (2021), projetam-se, no Brasil, 7.600 novos casos da doença por ano. Assim, é imprescindível que o paciente seja envolvido no processo de sua doença e tratamento, de modo a ser corresponsável por sua saúde. Para isso, orientar sobre o tratamento e toxicidades, através de informações claras e direcionadas, deve ser prioridade. Importante destacar também a existência do “Março Borgonha”, o mês de conscientização a respeito do Mieloma Múltiplo, que também impulsionou a realização da atividade. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica na realização de atividade de educação em saúde. Casuística: Pacientes com diagnóstico de Mieloma Múltiplo e seus acompanhantes que frequentam o Ambulatório de Oncologia Clínica de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro para realizar quimioterapia por via subcutânea em intervalos regulares. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da vivência e da realização de uma atividade de educação em saúde por estudante de graduação durante o estágio obrigatório na disciplina de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, realizado no Ambulatório de Oncologia Clínica de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a março de 2022. A atividade foi realizada sob supervisão dos enfermeiros preceptores e especialistas em Oncologia, na sala de espera dos pacientes. Foram distribuídas placas identificadas com as palavras “Falso” e “Verdadeiro”. A partir daí, foram realizadas afirmações a respeito do Mieloma Múltiplo e os pacientes deveriam opinar sobre a veracidade das mesmas, criando um espaço de orientação a respeito da doença, esclarecendo possíveis dúvidas e contando com a contribuição dos relatos dos próprios pacientes. Resultados: A atividade de educação em saúde mostrou-se proveitosa, de modo que os pacientes puderam esclarecer dúvidas e aprender mais sobre o Mieloma Múltiplo, ainda que apresentassem conhecimento prévio a respeito da temática. A atividade desenvolvida na sala de espera também trouxe benefícios ao aluno, de modo que foi possível aprender mais sobre a temática, além do desenvolvimento de habilidades e competências para a orientação, adequação do linguajar, e criação de estratégias para inclusão do paciente na atividade. Conclusões: A participação ativa dos pacientes e acompanhantes durante a atividade, através do compartilhamento de suas experiências e vivências diante do diagnóstico de Mieloma Múltiplo, demonstrou que eles apresentam certo conhecimento a respeito de seu diagnóstico, o que permitiu uma troca significativa entre equipe de saúde, pacientes e acompanhantes. Assim, a realização de atividades de educação em saúde mostra-se uma estratégia interessante para potencializar a busca pelo conhecimento e o esclarecimento de dúvidas sobre a doença, de modo a fortalecer o vínculo, tornar o atendimento mais humanizado e oferecer espaços diferenciados para o cuidar em Enfermagem Oncológica.

Palavras Chave

Educação em saúde. Oncologia. Disseminação de Informação.

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

RODRIGO YUJI KOIKE FELIX, ANARA DA LUZ OLIVEIRA, ISABELLA RIBEIRO CARDOZO, LUCIAN DA SILVA VIANA, FERNANDA PEREIRA DE MELLO